Saiba como automatizar a segurança de seu negócio

Automatizar processos é uma necessidade para empresas dos mais variados setores e é justamente por isso que é tão comum hoje em dia. Com relação à segurança da área de TI, isso é ainda mais importante.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa intitulada Global Incident Response Threat Report, 40% dos profissionais de TI consideram as ameaças cibernéticas um risco para a continuidade da organização.

Outro fator que destaca ainda mais essa importância é a grande procura por profissionais, tendo em vista uma oferta escassa de profissionais da área que acaba aumentando a necessidade de automatizar para suprir demandas.

Além disso, não sobrecarrega os colaboradores do setor. Investir em tecnologia para automação de processos é indispensável também para evitar ataques de hackers e proteger dados importantes da companhia.

O processo de automação de segurança nada mais é do que o uso de tecnologia que realiza muitas atividades com o mínimo de assistência humana, além de testes de aplicações, processos de segurança e infraestruturas tecnológicas.

Por meio da automação, fica mais fácil acelerar processos, criar fluxos de trabalho de integração e escalar ambientes.

Este artigo vai explicar maneiras de implementar a automatização de segurança, de quais maneiras isso pode ser feito e quais são os motivos que justificam sua importância.

Maneiras de automatizar a segurança do TI

Para automatizar a segurança do TI na empresa, é fundamental seguir alguns passos importantes. São eles:

Mapear os processos de TI

A primeira coisa é mapear todos os processos e tarefas sistematizadas para garantir a segurança do setor e da prestação de serviços.

Uma oficina de alinhamento e balanceamento mais próximo precisa ter esse entendimento para identificar as rotinas do setor e como os processos de segurança serão automatizados.

Uma dica para fazer isso é traçar o panorama de trás para frente, listando as entregas e serviços e relacionando os passos necessários para chegar até elas.

Levantar as tarefas de repetição

Ao ter o mapeamento em mãos, é necessário levantar as tarefas repetitivas, destacando que elas comprometem a produtividade da equipe e os níveis de segurança, pois representam maior potencial de falhas.

Só que qualquer atividade que funcione em uma lógica de repetição, pode ser automatizada. Assim sendo, o gestor de TI precisa identificar as tarefas repetitivas para formular o plano de ação e ter qualidade na automação de segurança.

Usar novas tecnologias

Hoje em dia, é possível contar com o apoio de várias tecnologias para otimizar, automatizar e facilitar a execução de processos em tecnologia da informação, e é muito importante pesquisar soluções relacionadas à segurança.

Um fornecedor de botijão de gás p5 pode usar vários recursos que vão automatizar a segurança e facilitar os processos da área de TI, como:

  • Computação em nuvem;
  • Soluções de acesso remoto;
  • Sistema de help desk;
  • Ferramentas de automatização;
  • Gerenciamento de backup.

É um gestor da área quem vai analisar todas essas possibilidades e definir as melhores opções para a empresa.

Acompanhar e avaliar os processos

Assim como em qualquer outro processo bem feito, a automação de TI exige acompanhamento, mensuração e avaliação dos resultados para garantir a segurança no ambiente.

Mesmo que os recursos tecnológicos envolvidos tragam mais confiabilidade e consigam reduzir os erros, é necessário checar o funcionamento dos processos, identificar os pontos de melhoria e fazer mudanças estratégicas.

Formas de automatizar a segurança

As organizações precisam ter em mente que nenhum aplicativo é totalmente seguro, além do mais, estima-se que 90% deles são desenvolvidos com algum tipo de vulnerabilidade, e 34% apresentam vulnerabilidade crítica.

Isso faz com que muitos profissionais de tecnologia da informação procurem maneiras de implementar processos de automação de segurança, e o mercado disponibiliza várias soluções úteis nesse sentido.

Existem recursos que fazem testes de segurança SAST, IAST e DAST, permitindo um processo de desenvolvimento seguro, sem causar prejuízos na eficiência de DevOps.

É uma solução que traz diferentes linguagens e ainda apresenta a possibilidade de usar em ambientes mais complexos, bem como testar aplicações próprias e de terceiros, além de expor vulnerabilidades de maneira rápida e automática.

Por que automatizar os processos de segurança?

Para uma confecção de fantasia plus size branca de neve, automatizar os processos de segurança continuamente é fundamental porque quanto maior e mais complexa é a infraestrutura e a rede, mais difícil de gerenciar tudo isso manualmente.

Aliás, as práticas manuais levam muito tempo para sua finalização, além de não terem a mesma eficácia das soluções automatizadas. Isso acaba dificultando muito para que a empresa se coloque à frente de seus concorrentes e tenha diferencial competitivo.

Por outro lado, quando a companhia automatiza processos, melhora a qualidade dos negócios, por isso vale muito a pena se informar sobre o assunto e buscar maneiras de implementá-lo.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada, implementar processos de segurança pode reduzir em até 95% o custo das violações.

Benefícios da automação de segurança

Uma empresa especializada em fechamento de lavanderia com vidro precisa automatizar a segurança da área de TI porque isso traz inúmeros benefícios para o próprio negócio, e dentre eles estão:

Governança facilitada

Automatizar a segurança ajuda a implementar um projeto de governança corporativa na companhia, algo muito benéfico, independentemente do setor de atuação.

Devido ao fato de que tudo será codificado, fica mais fácil controlar totalmente os negócios e conquistar mais resultados positivos nas operações.

Mais confiabilidade

Reduzir as intervenções humanas nas atividades reduz os equívocos nas operações, e uma redução desse tipo traz ainda mais confiabilidade para as atividades do dia a dia.

Trata-se de um processo que envolve testes, fluxos e atualizações feitos sempre de maneira eficaz e sem permitir que falhas aconteçam.

Aumenta a produtividade

A partir do momento em que as tarefas são automatizadas, a equipe tem mais tempo para trabalhar aquilo que realmente importa para a corporação.

Uma oficina especialista em Peugeot, por exemplo, pode focar em seu core business e a automação vai cuidar dos processos de TI no que diz respeito à segurança. Em outras palavras, tudo o que está relacionado à repetição é de responsabilidade do software.

Importância do TI para as empresas

Um dos principais focos das empresas hoje em dia é a produtividade no ambiente de trabalho, só que, na realidade, existem diversas situações que podem impedir o desenvolvimento dos profissionais.

Situações corriqueiras e que trazem prejuízos nesse sentido são computadores lentos, falhas de comunicação, dificuldades de investimento e até a falta de organização da equipe que pode atrapalhar o crescimento da corporação.

Se uma auto escola perto de mim quiser facilitar processos, investir em qualidade é essencial e o ponto de partida para todas as outras atividades.

Estando sempre atento às novas tecnologias, os técnicos de TI têm como propósito trazer melhorias em atividades estratégicas, operacionais e táticas que vão facilitar a rotina da corporação.

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para as empresas é o suporte de TI passou a ser visto como algo fundamental para que a organização continuasse evoluindo e pudesse acompanhar as mudanças na realidade.

Mesmo diante de vários desafios, é o profissional de TI que garante uma boa infraestrutura para o negócio, por meio do acesso à informação, segurança de dados e ferramentas colaborativas.

Se uma empresa de escoramento contínuo de valas quiser crescer, precisa investir em tecnologia, pois as organizações que fazem esse investimento conseguem crescer 60% mais sua receita, de acordo com uma pesquisa da TNS Research.

Ao comparar organizações que não estão tão preocupadas assim com a inovação, a pesquisa ainda mostra grandes diferenças na otimização de processos, agilidade nas tarefas e redução de custos.

Mas o setor de TI também é muito importante para que a comunicação entre os colaboradores seja mais eficiente, inclusive, também melhora muito a comunicação entre a marca e os clientes.

As informações disponibilizadas pelo setor otimizam o fluxo de trabalho entre diferentes áreas da companhia, e com base nas ferramentas oferecidas, o ambiente organizacional atinge qualidade e agilidade nos processos internos.

Consequentemente, um fabricante de bandeja laminada para bolo consegue melhorar serviços como help desk, comunicação por e-mail, implementação de chats integrados e softwares colaborativos.

Considerações finais

O departamento de TI de uma empresa é responsável por várias tarefas e não apenas pela automação de processos, embora seja muito importante contar com ferramentas de automação, principalmente no que diz respeito à segurança.

Isso porque o setor é decisivo no sucesso da corporação, independentemente de seu porte, melhorando tarefas existentes e possibilitando o acompanhamento do desempenho dos funcionários.

Cuidar de sua segurança é fundamental para coletar e analisar dados importantes para as tomadas de decisões, entre outras aplicações práticas que todas as empresas precisam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.