Entenda quais são os verdadeiros riscos da VPN

VPN é uma sigla para Virtual Private Network e é um serviço que cria uma rede privada virtual e conecta dois pontos da internet. Pode ser usado para navegar de maneira anônima na internet e evitar espiões e rastreamento.

É uma excelente opção para acessar com todos bloqueados no país e melhorar a segurança online. Os usuários podem encontrar diferentes tipos de VPN e cada um apresenta suas próprias vantagens e desvantagens.

Existem recursos pagos e gratuitos e para escolher, é necessário considerar fatores como velocidade, número de servidores, estabilidade e segurança.

Independentemente do tipo de VPN usado, é fundamental que o usuário esteja atento às políticas de privacidade, visto que algumas prometem anonimato total, quando, na verdade, estão rastreando as atividades na internet.

Estar conectado é uma necessidade hoje em dia e é praticamente impossível imaginar a vida sem a internet, mas a maneira como isso acontece merece atenção, porque existem muitas coisas que podem acontecer durante uma conexão.

Um dos recursos mais usados nesse processo é o VPN e este artigo vai explicar sua definição, quais são as vantagens de usar esse recurso e trazer alguns riscos que ele apresenta para os usuários.

O que é VPN?

VPN é um recurso que cria um túnel criptografado entre o computador e o servidor e todos os dados são enviados de maneira criptografada, tornando praticamente impossível para terceiros interceptarem a informação.

Ao navegar na internet por meio de um VPN, o IP é substituído pelo endereço IP do servidor, impedindo que as atividades on-line sejam rastreadas.

Para usar o VPN, é necessário baixar e instalar um aplicativo no computador ou dispositivo móvel existem várias opções disponíveis no mercado, pagas e gratuitas.

Um fabricante de estruturas metálicas para garagem pode usar seus próprios aplicativos, mas a partir do momento em que baixou e instalou, só precisa abri-lo escolher o servidor com o qual deseja se conectar.

É possível escolher entre diversos países e, depois, basta clicar na opção “conectar” para começar a usar, e isso garante mais segurança na internet.

Esse recurso funciona como um túnel criptografado entre o computador e o servidor, o que significa que todos os dados são enviados de maneira criptografada, tornando praticamente impossível para os terceiros interceptarem essas informações.

Além do mais, ao navegar na internet, o IP é substituído pelo endereço IP do servidor e isso impede o rastreio das atividades online.

Vantagens do VPN

Utilizar o VPN traz muitos benefícios para os usuários, e entre as vantagens que mais se destacam estão:

Evitar bloqueios e censura

Uma das vantagens do VPN é que ele desbloqueia sites e acesso a conteúdos que possuem bloqueios geográficos e que podem estar restritos na região da pessoa que está acessando.

Uma pessoa que viaja muito para o exterior vai perceber que alguns conteúdos de streaming ficam indisponíveis quando está em outro país, mas com a conexão VPN é possível acessar todos eles.

Inclusive, se alguém estiver no exterior e precisar acessar o site de uma empresa de aluguel de andaime suspenso, poderá usar o VPN para ter acesso a todas as informações.

Alguns recursos limitam ou proíbem plataformas de redes sociais ou sites específicos e jornalistas e ativistas que operam em países com censura utilizam o VPN para manter a confidencialidade de suas comunicações e acessar o que precisam.

O recurso bloqueia o endereço IP de um usuário e usa o endereço de outro servidor em outro local para fazer a conexão com a internet.

Compras e transações bancárias seguras

O VPN criptografa a conexão com a internet, algo essencial para proteger as informações pessoais e financeiras durante as compras pela internet.

Muitas pessoas costumam inserir dados de pagamento e acessam contas bancárias sem se preocupar com a segurança, mas se a conexão for desprotegida, pode vazar informações do cartão de crédito e da conta bancária.

Uma empresa de envidraçamento de sacada pequena está sempre atenta a isso porque sabe que os hackers utilizam um grande repertório para obter informações de sites, além disso, não existem proteções contra golpes.

Assim sendo, na hora de fazer transações bancárias e compras na web, o melhor é acessar uma conexão VPN.

Melhores preços

A discriminação de preços online, também conhecida como preços dinâmico, ocorre quando um site utiliza algoritmos automatizados para aumentar os preços de maneira dinâmica.

São ajustes que se baseiam em forças do mercado ou informações coletadas sobre os usuários, como:

  • Localização;
  • Histórico de navegação;
  • Preferências de idiomas;
  • Cookies;
  • Renda.

É muito comum pesquisar voos em 1 dia e perceber que as passagens ficaram muito mais caras depois, e isso ocorre porque o site da companhia mostrou preços reservados para clientes que acessaram a plataforma pela primeira vez.

Se uma pessoa que trabalha em um lar para idosos de luxo acessar novamente, o site interpreta como a oferta de um preço diferente para o que se pretende reservar.

Também existe o fato de que as companhias aéreas cobram preços mais altos dependendo do país onde o cliente está e com base no valor máximo que uma pessoa pode pagar em determinada região.

Por meio de uma navegação privada fica muito mais fácil evitar o aumento de preços nas passagens aéreas, por conta de visitas anteriores, só que isso não evita o aumento de preços por região.

O que acontece é que a VPN oculta o endereço IP e fica praticamente impossível rastrear o comportamento do usuário, algo que evita preços mais altos e consegue driblar discriminação de preços.

Conexão mais segura

Criptografar a conexão com a internet é muito importante e o VPN consegue fazer isso. Supondo que uma pessoa precise conversar com uma empresa de borda boleada piscina, pode utilizar uma conexão pública, mas isso é arriscado.

Mas se puder se conectar com uma VPN, a conexão estará sempre protegida, mesmo se o usuário não tiver tempo de avaliar a segurança da rede.

Quando a pessoa estiver em casa, vale a pena deixar o recurso ativado o tempo todo porque dificilmente alguém vai tentar invadir a rede doméstica, visto que ele oferece uma camada a mais de privacidade.

Isso impede que o provedor veja o que está sendo acessado e ainda existem muitas maneiras de melhorar a velocidade da VPN.

Riscos desse tipo de conexão

Embora o VPN seja uma excelente opção de conexão, nem tudo são flores, pois ele também apresenta alguns riscos. Um deles é o alto risco de violação de segurança, algo que preocupa muito os profissionais de TI.

Um fabricante de espuma de caixa de ovo precisa estar atento porque diversos dados da organização podem estar sob ameaça de DDoS, spooting e sniffing.

O maior problema é que se o invasor ou malware violar a rede utilizando um dispositivo, ele pode derrubar toda a conexão. Em outras palavras, o único dispositivo comprometido pode causar um problema para a empresa toda.

Quando ele consegue acessar o VPN, os usuários conseguem obter um login único para os aplicativos internos e sistemas usados.

Outra desvantagem que merece atenção é que esse recurso não foi desenvolvido para uma demanda muito grande, principalmente quando se trata de trabalho remoto.

Na verdade, é uma tecnologia que serve para atender uma quantidade baixa de funcionários por vez, então se a força de trabalho for muito grande, começam a surgir gargalos.

Uma empresa de controlador de acesso externo precisa estar atenta porque quando aplicativos são usados, pode acabar aumentando muito o consumo de banda larga.

Dispositivos em que os VPN são usados podem não ser gerenciados pela equipe de tecnologia da informação, e isso não autoriza o conhecimento sobre a saúde desses dispositivos.

Se algum estiver infectado por um malware de captura de tela, o TI simplesmente perde a visão sobre ele. Isso permite que os invasores utilizem tranquilamente os recursos e conseguem obter dados confidenciais.

Por fim, uma empresa especializada em isolamento anti ruído para portas precisa pensar muito bem sobre o uso porque esse recurso não foi criado para detectar violações.

Mesmo que o invasor esteja usando ações maliciosas e suspeitas, o recurso não consegue detectá-las, por isso dificilmente será possível tomar uma ação corretiva.

Tendo em vista essa limitação, se não houver um bom monitoramento por parte da equipe de TI, as consequências podem ser muito negativas.

Considerações finais

Estar conectado à internet é uma necessidade, hoje em dia, tanto para pessoas quanto para as empresas independentemente do segmento de atuação.

Uma boa conexão é de suma importância para o cotidiano, e o VPN ajuda muito nesse sentido, mas é fundamental conhecer suas características para utilizá-lo com consciência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.