Critérios para avaliar segurança de provedor de nuvem

A computação em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é uma tecnologia que permite usar recursos de computação remotamente, por meio da internet. Entre todos os recursos tecnológicos desenvolvidos recentemente, o que mais se popularizou foi a computação em nuvem, e, hoje em dia, praticamente tudo o que acontece é feito dessa forma.

Os profissionais da área estão sempre procurando mais informações sobre o assunto para poder implementar esse tipo de computação da melhor forma. Quanto aos usuários, estão sempre satisfeitos com os resultados que ela oferece. Essa tecnologia usa a conectividade e a extensa escala da internet para hospedar informações, programas e recursos, permitindo que o usuário acesse tudo isso de qualquer computador, tablet ou celular.

Ele não precisa estar conectado em um computador pessoal ou servidor local para acessar o que precisa, e um bom exemplo da computação em nuvem é o Google Docs. Esses serviços online não exigem download, instalação ou acesso por meio de software ou arquivo específico na máquina. Tudo o que o usuário precisa fazer é se conectar à internet para acessar seus arquivos.

Com base nesse conceito, este conteúdo vai explicar para que serve um provedor de nuvem, como ele funciona, como implementá-lo e quais são os critérios que precisam ser avaliados para escolher a melhor opção.

Para que serve um provedor de nuvem?

O modelo de computação tradicional é aquele em que os usuários precisam investir em downloads, máquinas, sistemas operacionais e softwares para realizar algum tipo de aplicação, e foi exatamente isso que tornou a computação em nuvem tão popular.

Ela democratizou as informações e melhorou a experiência dos usuários que precisam dos recursos tecnológicos para a vida pessoal e profissional. Com ela, uma loja que faz conserto de display de celular consegue ter acesso a benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Economia de espaço;
  • Centralização da informação;
  • Aumento ou diminuição do espaço;
  • Trabalho remoto.

Um servidor de nuvem elimina gastos com hardware e software, instalação e manutenção. A economia de espaço se deve ao fato de que os arquivos são todos armazenados online e não precisam ser mantidos em diferentes programas.

Seu poder de elasticidade fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento, e as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, o que facilita o trabalho remoto.

Um provedor de nuvem também oferece mais segurança, atualização automática do servidor, boa usabilidade para as plataformas, serviços de assistência técnica e backups.

Por causa de todos esses benefícios, o Cloud Computing acabou se tornando a principal escolha das empresas e usuários de modo geral, mesmo porque, praticamente tudo acontece dessa forma hoje em dia.

Funcionamento do provedor de nuvem

O provedor de nuvem utiliza um servidor remoto para conectar os dispositivos dos usuários e os recursos centralizados. O servidor se encarrega de armazenar todos os dados e programas que um fabricante de carretel de cabo de aço precisa.

Eles poderão ser acessados online, de qualquer lugar, mesmo que o armazenamento esteja muito distante. Para funcionar, o provedor de nuvem também pode oferecer serviços diferentes.

Um deles é a nuvem pública, formada por servidores e armazenamento que estão disponíveis para qualquer pessoa que queira contratar. Tudo o que está na internet é compartilhado entre vários usuários para uso simultâneo, porém, separado.

Outra opção é a nuvem privada, que oferece a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às necessidades. A nuvem é projetada exclusivamente para o usuário e os processos são direcionados para sua realidade.

A terceira e última opção é a nuvem híbrida, que permite compartilhar dados e aplicativos entre nuvem privada e pública. Dependendo das necessidades e da estratégia do negócio, alguns recursos podem ser utilizados de forma privada e outros são utilizados publicamente.

De que modo implementar um provedor de nuvem?

Para implementar um provedor de nuvem capaz de atender às necessidades da empresa, um empreendimento que faz revelação de fotos para quadros grandes deve usar o seguinte passo a passo:

Desenvolver uma estratégia

Primeiro, é necessário definir o que a empresa precisa para depois pensar em como a tecnologia vai ajudá-la. Isso depende de métricas de linha de base na infraestrutura de TI para mapear as cargas de trabalho presentes nos aplicativos e ativos digitais.

Isso vai ajudar a organização a estabelecer os indicadores-chave de desempenho que vão mensurar a migração para a nuvem. Mas o desenvolvimento dessa estratégia precisa ser feito rapidamente, priorizando os objetivos do negócio.

Identificar os aplicativos

Não são todos os aplicativos que são compatíveis com a Cloud Computing, visto que alguns apresentam um bom desempenho na nuvem privada, outros na nuvem pública e outros na nuvem híbrida.

Sendo assim, antes de implementar esse recurso, é fundamental fazer uma análise sobre a arquitetura e desenvolver ações que vão ajudar a obter bons resultados.

Escolher o provedor certo

Até mesmo um negócio que comercializa impressora termica etiqueta colorida precisa selecionar um provedor de nuvem que vai orientar o processo de implantação em todas as suas etapas.

É necessário pensar sobre as ferramentas que vão facilitar o processo, nível de experiência dos profissionais que vão fazer a implantação, tipo de suporte necessário, nível de segurança do provedor, entre outras questões pertinentes.

A organização precisa ter em mente que essa mudança não é um processo simples, por essa razão, o provedor de serviços selecionado precisa ter experiência comprovada em relação à sua capacidade de gerenciar as tarefas.

Outro ponto crucial é ter em mente que as plataformas em nuvem não são iguais, sendo necessário avaliar o que será migrado e qual dos provedores oferece a melhor solução para a necessidade da companhia.

Executar a implantação

Se a empresa seguir todas as etapas anteriores, terá mais facilidade para implementar o provedor. Entretanto, a maneira como a migração vai ocorrer depende da complexidade e da arquitetura do aplicativo e dos dados.

Porém, a ação incremental sempre será a maneira mais eficaz de fazer a implantação da Cloud Computing, visto que isso garante a continuidade dos negócios e evita que as operações sejam interrompidas com frequência.

De modo geral, um fornecedor de piso industrial branco também deve contar com profissionais experientes para que a migração seja rápida e segura.

Critérios para escolher um provedor de nuvem

Para escolher um bom provedor de nuvem, a organização precisa se basear em alguns critérios relevantes. O primeiro deles é avaliar as necessidades do negócio, como o tamanho da empresa e o tipo de dado que ela armazena.

Entender essas necessidades vai ajudar a fazer uma escolha assertiva e que esteja de acordo com as expectativas da companhia. Desse modo, um negócio que realiza jateamento abrasivo com água precisa de um provedor confiável para manter seus dados seguros e acessíveis pela equipe.

Sendo assim, é recomendável analisar o histórico do provedor e se ele é confiável em termos de backup e recuperação, caso ocorra alguma falha no sistema. Ele também precisa ter uma boa reputação e contar com todas as certificações de segurança.

Cada provedor oferece recursos e serviços diferentes, por exemplo, alguns oferecem armazenamento em nuvem, enquanto outros tratam de diferentes serviços, como banco de dados em nuvem e ferramentas de análise em nuvem.

Diante das diferentes possibilidades, a empresa precisa verificar se o provedor oferece exatamente aquilo que vai atender suas necessidades.

Também é de grande relevância que o provedor ofereça um bom suporte ao cliente, para que o usuário consiga lidar com problemas técnicos e esclarecer suas dúvidas. Até mesmo um fabricante de deck PVC madeira precisa de um provedor com suporte técnico 24 horas e nos sete dias da semana, além de uma base de conhecimento e recursos para aproveitar ao máximo os serviços oferecidos.

Outros pontos cruciais que precisam ser analisados são os preços e os planos de pagamento, pois eles costumam variar muito entre os provedores. Assim como o plano deve estar de acordo com as necessidades da companhia, seu preço deve estar dentro do orçamento. Alguns provedores oferecem preços de acordo com o uso, enquanto outros cobram por mês.

Para não ter problemas no futuro, um fabricante de regador com cabo de madeira deve entender todos os custos envolvidos, incluindo os custos de transferência de dados, pois eles podem trazer algumas surpresas na fatura. Por fim, é imprescindível se certificar de que o provedor de nuvem esteja de acordo com as regulamentações de privacidade e segurança, caso contrário, a empresa poderá enfrentar alguns problemas.

Considerações finais

O provedor de nuvem é um serviço muito útil para as empresas e usuários, pois podem acessar seus arquivos e informações de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

Isso facilita muito o cotidiano das organizações e eleva a segurança do armazenamento de dados, mas é muito importante saber escolher o provedor. Existe uma grande variedade de opções no mercado, por isso vale a pena analisar e testar aquelas que correspondem às necessidades da companhia para usufruir de todos os benefícios que essa tecnologia oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.