10 pontos de segurança digital para uma empresa prestar atenção

O avanço da tecnologia trouxe facilidade e eficiência para pessoas e empresas executarem tarefas diárias. Porém, muitas informações são expostas ao ambiente cibernético, e para evitar o vazamento de dados, é importante investir em segurança digital.

Após a polêmica de vazamento de dados envolvendo o Facebook em 2018, muitas empresas acabaram sofrendo com a mesma situação, tornando-se indispensável a discussão sobre cibersegurança.

É nesse contexto que a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados ganha força. Essa lei tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, sendo importante para proteger os dados dos clientes de uma empresa de banner fachada loja.

Desta forma, a segurança digital deve atuar para evitar e bloquear qualquer ameaça digital, protegendo as informações da empresa e mantendo os dados importantes. Para isso, é preciso tomar uma série de precauções que serão abordadas neste artigo.

O que é segurança digital

A segurança digital diz respeito a um conjunto de medidas práticas e ferramentas que protegem dispositivos eletrônicos, sistemas e redes de ameaças e ataques virtuais, essas medidas levam a segurança a outro patamar, como subir em uma escada de ferro reta.

Esses ataques, que são voltados a roubar dados confidenciais, dinheiro ou interromper operações comerciais, geram grandes danos para pessoas e empresas.

Então, para evitar fraudes e preservar os dados das pessoas a melhor solução é a segurança digital, que diferente da segurança da informação, focada na proteção de dados e informações compartilhada, ela protege de maneira mais ampla, como:

  • Reduzindo os riscos internos e externos;
  • Prevenindo de fraudes financeiras;
  • Melhor controle das operações online;
  • Protegendo dados sensíveis de empresas;
  • Manutenção da credibilidade e imagem das empresas.

O investimento em segurança digital protege a empresa de maiores riscos que coloquem a credibilidade dela em jogo. Sendo assim, não é preciso se preocupar tanto com os prejuízos se os ataques são evitados.

10 pontos de atenção para segurança digital

Com as inovações tecnológicas e o uso de aplicativos, sistemas e softwares, juntos vieram alguns riscos, pois ao acessar esses sistemas, uma série de dados como senhas, informações pessoais e confidenciais de organização podem ficar expostas.

E esses dados, se hackeados, podem gerar uma forte dor de cabeça, transformando os usuários em vítimas de criminosos mal-intencionados.

Para evitar todo esse transtorno, principalmente para as empresas na hora de implantar segurança digital, alguns pontos de atenção podem fazer diferença na hora de usar computadores, celulares, tablets e até entrar na empresa, sendo esses:

Segurança operacional

Esse processo define qual será a rotina de segurança operacional, capaz de controlar os processos internos da empresa, como quais informações serão liberadas e para quais equipes.

Definindo como será feito o bloqueio ou liberação para pessoas não autorizadas, servindo como intermediário tal qual um centro de distribuição terceirizado. Entre alguns métodos de segurança operacional estão:

Reconhecimento facial

Esse é um sistema de verificação rápido e eficiente que identifica ou confirma a identidade de uma pessoa pelo rosto dela.

Acesso pela biometria 

Esse acesso consiste em um processo de identificação através da impressão digital da pessoa, caso esteja autorizado no sistema de monitoramento ela tem sua entrada liberada, seja no ambiente físico ou digital.

Acesso por cartão 

A identificação é feita através da aproximação do cartão, liberando o acesso das pessoas em lugares restritos. Ou seja, uma ótima opção onde estarão os computadores que tem todos os dados confidenciais da empresa.

Verificação em duas etapas 

Esse mecanismo aumenta a proteção dos dados online, caso a senha seja roubada, dificultando o acesso de invasores em contas corporativas.

Segurança de rede

A segurança de rede nada mais é que o conjunto de estratégias, processos e tecnologias que foram desenvolvidos para proteger a rede de uma empresa, evitando danos e acesso de pessoas não autorizadas.

Ataques como os por DDoS (negação de serviço distribuído), é um exemplo do que pode ser evitado, assim como hackers, malwares e vírus.

Backup e armazenamento de arquivos na nuvem

Antigamente era comum ter cópias de segurança das informações de uma empresa armazenadas em fitas, CDS, DVDs ou HD externos, mas por serem dispositivos físicos eram mais fáceis de perder ou roubar.

Com o avanço da tecnologia, é possível fazer backup na nuvem de forma prática, e essa ação deve ser realizada constantemente, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo sendo a pessoa autorizada para acessar tal conteúdo.

O backup e armazenamento de arquivos na nuvem ajudam a reduzir os riscos de vazamento de informações confidenciais, acesso ou dados da empresa, tanto quanto uma sessão de criolipólise ajuda a reduzir medidas ao congelar gordura da barriga.

Senhas fortes e atualizadas

As senhas são aquilo que liberam o acesso aos portais digitais, quanto mais fortes, maior garantia de proteção. A dica é utilizar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para dificultar que cibercriminosos descubram a senha.

Instalar antivírus

Os antivírus tem o principal objetivo de detectar e eliminar possíveis ameaças encontradas que podem danificar arquivos dos computadores, celulares e outros dispositivos.

Ao identificar arquivos que possam prejudicar o sistema operacional, eles funcionam como uma assistência técnica de portões automáticos para resolver problemas. Os antivírus bloqueiam acesso ao sistema, notificando-os sobre a invasão.

Utilizar VPNs

As VPNs criam uma espécie de espaço virtual intermediário criptografado entre os computadores e uma determinada rede, a fim de protegerem a identidade online, ocultando endereços IP.

Esse serviço é tão importante para o ambiente empresarial quanto a terceirização de serviços de copeira, que enquanto exercem sua função com agilidade, os funcionários podem se preocupar com outros afazeres da empresa.

A VPN dispõe sobre a rede pública, protegendo o compartilhamento desses dados, expondo apenas o que está disponível online. Ou seja, histórico de busca, algoritmos, entre outros, serão salvos durante a navegação.

Acessar apenas links confiáveis

Um dos maiores erros cometidos no mundo virtual é clicar em links ou abrir arquivos sem verificar se é confiável. Os links precisam passar confiança como se estivessem levando o carro para um check up em uma oficina mecânica perto.

É importante que ao clicar em links, principalmente com os computadores da empresa, a pessoa verifique se quem enviou é de confiança, se URL não é suspeito, pois as chances de conter programas espiões para roubar dados são grandes.

Utilizar programas e softwares originais

Programas e softwares piratas não possuem garantia alguma de que o arquivo estará realmente seguro. Por esse motivo as empresas devem optar apenas por programas originais, evitando que cibercriminosos usem essa técnica para instalar vírus.

Inclusive, realizar downloads em portais piratas é crime e pode render de dois a quatro anos de reclusão.

Não usar redes de internet abertas

Mais um ponto que é preciso ficar atento é para não usar redes de wi-fi sem senhas, principalmente os dispositivos que se conectam automaticamente. Pois esse método é muito usado por criminosos e facilita a instalação de arquivos de roubo de dados.

Cuidado com notificações suspeitas

É preciso ficar atento às notificações de segurança que os programas de proteção enviam ao usuário para garantir a segurança digital da empresa.

Em caso de mensagens suspeitas, é preciso entrar em contato com o sistema responsável pelo armazenamento de dados para tomar conhecimento da tentativa de invasão.

Os 3 pilares da segurança digital

Considerando a importância de proteger os profissionais e os dados confidenciais da empresa, de forma transparente como um envidraçamento de sacada com roldanas, os pilares da segurança digital são:

Integridade

Este pilar é responsável por garantir as características originais dos dados, configuradas em sua criação. Assim, a informação não pode ser modificada sem autorização.

Confidencialidade

A confidencialidade tem o papel de proteger a informação dos acessos não autorizados, impondo privacidade dos dados e evitando ataques ou espionagem cibernética.

Disponibilidade

Esse pilar tem a ver com a disponibilidade de informações que sejam necessárias. Para isso, é preciso ter processos de manutenção rápidos e eficientes, tanto para hardware quanto para software.

Esses três pilares têm relação direta com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que exige adequação das empresas que lidam com informações sigilosas.

Como garantir segurança para uma empresa

Para ter uma segurança digital de qualidade dentro da empresa, é preciso adotar boas práticas. Algumas dicas de como manter a segurança são:

Softwares e ferramentas de segurança digital

Existe uma variedade de ferramentas de segurança digital para proteger os dispositivos e contas. Além do antivírus é preciso ter um antimalware, ativar o firewall e para proteger as senhas existe um gerenciador próprio para isso.

Verificar se o site é seguro

Como foi citado anteriormente, existem muitos links que facilitam o roubo de dados, para evitar que isso aconteça, é importante ficar atento se o site acessado é seguro mesmo, verificando se o domínio é seguro pelo cadeado na barra de endereço.

Utilizar a autenticação de dos fatores

Esse recurso é um dos mais seguros para garantir que criminosos não invadam os dados da empresa e roubem informações confidenciais.

Por isso, é importante para a empresa utilizar essa opção, pois ela adiciona uma camada extra de segurança com um PIN, ou código de verificação enviado por e-mail.

Considerações finais

Como foi possível perceber, a segurança digital depende tanto da tecnologia como preparo das equipes da empresa, com ações efetivas e prestando atenção nos pontos do que deve ser feito e evitado.

Caso esses pontos de segurança sejam ignorados, eles podem gerar consequências e danos irreparáveis para a empresa. Fazendo com que ela sofra prejuízos pela opinião pública e, até mesmo, tenha que se reparar em termos jurídicos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.