Quais as maneiras de detectar invasões de ameaça interna?

As empresas precisam proteger dados por vários motivos, tendo em vista que a segurança da informação social ajuda a preservar a confiança dos clientes. Quando informações sensíveis, como dados pessoais e financeiros, são comprometidas, a reputação do negócio pode ser prejudicada, o que leva a perda de clientes e danos à imagem da marca.

Além do mais, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as organizações garantam a privacidade e a segurança dos dados dos usuários. Se as regulamentações não forem respeitadas, a empresa pode sofrer penalidades. Proteger dados também é essencial para evitar ameaças cibernéticas, como ataques provenientes de hackers e ransomware, que costumam comprometer a integridade dos sistemas corporativos.

Perder ou vazar informações estratégicas trazem implicações negativas para a corporação, que vão desde prejuízos financeiros até perda de vantagem competitiva. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, os dados também se tornaram ativos valiosos, ou seja, as empresas dependem dessas informações para suas decisões estratégicas.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar os tipos de ameaças internas, quais são os sinais de alerta, como implementar medidas de detecção de ameaças, quais são as boas práticas para investigá-las e como se recuperar de uma invasão.

Tipos de ameaças internas

As ameaças internas trazem riscos significativos para a segurança da empresa, e costumam surgir dentro da própria equipe. Uma das principais é o comportamento negligente ou inadequado dos funcionários que não cuidam da manipulação de dados sensíveis ou que não estão cientes sobre práticas de segurança.

Acessos não autorizados, tanto intencionais quanto acidentais, também abrem brechas de segurança. Se o colaborador tiver uma permissão inadequada ou compartilhar informações de login inadvertidamente, pode expor dados confidenciais. Uma loja que vende uniforme profissional para pizzaria também deve se atentar ao comportamento dos funcionários. Em qualquer organização, profissionais mal intencionados podem roubar informações, sabotar dados e se apropriar indevidamente.

Outra causa muito comum é a negligência na implementação de políticas de segurança, pois se a empresa não tiver protocolos claros, oferecer treinamento adequado e fazer um monitoramento eficaz, pode sofrer com violações internas.

Principais sinais de alerta

Identificar sinais de alerta de ameaças internas é muito importante para proteger a segurança cibernética da empresa. Comportamentos anormais e atividades suspeitas indicam alguns riscos, e entre eles estão:

  • Mudanças de comportamento;
  • Acesso excessivo ou incomum;
  • Redução no desempenho;
  • Comunicação inapropriada.

Mudanças abruptas no comportamento de um funcionário, principalmente daqueles que acessam dados sensíveis, são sinais de alerta porque podem indicar tentativas frequentes e não autorizadas de acesso a informações restritas. Da mesma forma, um centro de medicina ocupacional deve observar acessos excessivos ou incomuns a sistemas de dados.

Colaboradores que acessam áreas ou informações que estão além de suas responsabilidades normais podem ser uma ameaça. Além do mais, quedas repentinas no desempenho ou no comprometimento com as políticas de segurança também podem indicar atividades maliciosas. As organizações devem estar atentas a comunicações inapropriadas, como quando ocorre o compartilhamento não autorizado de informações confidenciais.

O ideal é monitorar as atividades online, como downloads massivos de dados ou a transferência de informações para dispositivos externos, como celulares, pen drives e outros aparelhos.

Como detectar ameaças internas?

É primordial implementar medidas para detectar ameaças internas, mas isso depende de um planejamento que envolve diversos fatores. Um dos passos mais importantes é monitorar as atividades por meio de ferramentas que rastreiam o comportamento dos usuários, e são capazes de analisar acessos a dados sensíveis, transferências de arquivos e atividades incomuns.

A companhia também tem a opção de implementar sistemas de análise de comportamentos para identificar padrões suspeitos. São recursos que avaliam o histórico de atividades do usuário e mostram comportamentos fora do comum. Outro método indispensável é adotar políticas de controle de acesso rigorosas, de modo que cada funcionário tenha acesso apenas àquilo que é essencial para as suas funções.

Da mesma forma, uma empresa de limpeza final de obra precisa revisar regularmente as permissões de acesso para remover ou ajustar o que é necessário. A companhia precisa se comprometer a realizar auditorias regulares que vão revisar as atividades dos funcionários e identificar comportamentos anormais. Os processos mais usados nesse sentido são revisões de logs, análise de acesso e monitoramento das atividades em tempo real.

Também é interessante investir em treinamento e programas de educação voltados para segurança cibernética que vão conscientizar os colaboradores sobre práticas seguras. Juntamente com políticas claras de denúncia responsável, os colaboradores são incentivados a relatarem comportamentos suspeitos sem medo de retaliação, desde que as denúncias sejam tratadas de maneira confidencial.

Deve-se observar a segurança física para limitar o acesso a áreas sensíveis, o que inclui o uso de cartões de acesso, câmeras de vigilância e outros métodos que observam o acesso dos funcionários aos sistemas de informações. Todo e qualquer software usado por um fabricante de portão basculante de ferro precisa ser atualizado constantemente para evitar vulnerabilidades que abrem brechas para ameaças internas.

Além disso, é recomendável contratar especialistas em segurança da informação para implementar tecnologias avançadas que vão detectar e responder aos incidentes.

De que forma investigar ameaças internas?

Investigar ameaças internas é um processo complexo que depende de algumas habilidades técnicas, além de abordagem cuidadosa. Antes de começar a investigação, é muito importante criar uma equipe de especialistas em segurança cibernética e tecnologia da informação, desse modo, as políticas e procedimentos serão bem definidos.

Outro ponto fundamental é identificar as fontes de dados relevantes, como logins de atividades, registros de acesso, entre outras informações que possam estar relacionadas ao incidente. O mais essencial é que as evidências sejam preservadas para que possam ser utilizadas no futuro. Independentemente de ser informações sobre clientes ou até mesmo resultados de exame demissional, tudo deve ser preservado.

Os dados coletados devem ser analisados minuciosamente para identificar padrões, comportamentos e comuns e atividades suspeitas. Para facilitar esse processo, a empresa pode usar ferramentas de análise de comportamento e inteligência artificial. Todos os funcionários envolvidos precisam ser ouvidos, assim como testemunhas. A entidade deve seguir protocolos éticos e legais ao abordar as questões, e com isso obter informações valiosas sobre a motivação por trás das ameaças.

Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma análise forense nos sistemas afetados, principalmente para recuperar arquivos excluídos, identificar malware e reconstruir os acontecimentos.

Se a organização tiver um departamento jurídico, ele precisa participar da investigação para que todas as ações estejam de acordo com as leis e regulamentações aplicáveis. Todas as descobertas devem ser documentadas, juntamente com processos e as ações adotadas durante a investigação para relatar os resultados com mais clareza e iniciar possíveis ações judiciais. Em seguida, uma empresa de certificação FLUKE vai adotar medidas corretivas imediatas e atualizar seu protocolo de segurança.

Como se recuperar de uma invasão interna?

Para se recuperar de uma invasão interna, a primeira coisa é isolar imediatamente os sistemas afetados para evitar que o incidente se propague. Dispositivos comprometidos devem ser desconectados da rede, além de restringir o acesso a recursos sensíveis.

Depois, é necessário fazer uma análise forense detalhada para compreender a extensão do comprometimento, os dados afetados, os métodos utilizados para o ataque e identificar quais foram as vulnerabilidades exploradas. Essas informações são muito importantes para fortalecer as defesas no futuro. Depois da análise, é fundamental providenciar limpeza e restauração dos sistemas afetados, por meio de backups confiáveis que vão restaurar os dados e softwares comprometidos.

Tudo o que for de interesse da organização, desde dados dos funcionários até um laudo de bombeiro para comércio, precisa ser protegido com medidas adicionais de segurança para evitar futuras invasões. Muitas companhias fazem isso por meio de atualização de sistemas, fortalecimento de políticas de controle de acesso e implementação de soluções avançadas para detectar ameaças.

A comunicação deve ser transparente com a equipe interna, e caso seja necessário, também é importante conversar com as partes externas afetadas, como clientes, fornecedores e assim por diante. A organização deve se posicionar sobre a natureza do incidente e quais medidas está tomando para proteger os envolvidos.

Um fabricante de grelha para ralo de piscina também pode reforçar programas de treinamento para a sua equipe e enfatizar a importância de se conscientizar sobre boas práticas. Dessa forma, vai reduzir riscos futuros.

Considerações finais

Proteger os dados é uma necessidade para que as organizações consigam preservar a integridade de suas operações digitais. Com as crescentes ameaças cibernéticas, é crucial adotar medidas robustas para defender informações sensíveis e fortalecer a reputação do negócio. Isso é feito com políticas, tecnologias e cultura de segurança para garantir a conformidade com regulamentações e se proteger contra potenciais riscos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.