Setor de energia é um dos alvos preferidos de ataques cibernéticos

O setor de energia é um dos alvos preferidos de ataques cibernéticos. Essa é a conclusão de recente relatório divulgado pela empresa norte-americana de telecomunicações Verizon. Os dados apresentados são assustadores para o setor energético, que engloba as áreas de petróleo, gás, mineração e extração.

Setor de Energia e ataques cibernéticos

O setor de energia vem vivendo uma crise em escala mundial, impulsionada pela conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, a pesquisa da Verizon concluiu que o setor de energia é um dos alvos preferidos de ataques cibernéticos.

Conforme o relatório, em 2021 foram 403 incidentes monitorados, sendo que  179 que tiveram a confirmação de vazamento de dados. Entretanto, os motivos dos ataques cibernéticos são diversos.

Especificamente, 78% apresentaram motivação financeira. O restante, ou seja,  22% das ameaças buscavam a quebra de sigilo de dados para espionagem. Sim, é isso mesmo que você leu! Mais de 20% dos ataques buscavam a quebra de sigilo de dados para espionagem.

Nesse aspecto, reforça-se que o setor de energia é um dos principais propulsores da economia mundial. Outro aspecto interessante, é que mais  mais de 60% de todos os ataques foram de phishing. Além do mais, o meio mais usado foi o dos servidores de e-mail das empresas, seguido por aplicações web e desktop.

Por fim, recentemente a Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança, divulgou recentemente uma pesquisa que revela o comportamento dos cibercriminosos, bem como, as técnicas de ataque mais utilizadas. Conforme a Akamai, 1 em cada 10 dispositivos monitorados se comunicaram com domínios associados à ciberataques.

Para mais notícias e informações sobre o tema continue acessando o nosso site.