8 Tipos de mais comuns de ataques de hackers nas empresas

Phishing, Zero Day,  Cryptojacking são alguns dos principais ataques cibernéticos mais comuns.

Os perigos cibernéticos estão presentes em nossas sociedades há muito tempo, visando destruir sites, roubar dados, desativar sistemas com finalidades maliciosas.
Porém, nesses últimos tempos as estatísticas de ataques hackers nas empresas estão subindo aceleradamente, segundo o portal de notícias Istoé Dinheiro , no Brasil, em 2021, somente no primeiro trimestre de 2021 ocorreram 9,1 milhões de ocorrências, ocupando o quinto país que mais sofreu ataques cibernéticos no ano

01. Phishing

Phishing consiste em um dos ataques cibernéticos mais famosos e conhecidos, onde os criminosos levam os usuários a cederem informações sigilosas, como dados bancários, senhas, CPF, entre outros.

Este tipo de cibercrime leva o usuário para algum tipo de site quase idêntico ao verdadeiro, como sites de agências bancárias, então conseguem ter acesso aos dados que forem colocados pelos usuários.

02. Zero Day

Esse tipo de crime cibernético consiste em uma busca por falhas na segurança de aplicativos ou programas que são novos, ou seja, recém-lançados, procurando alguma abertura ou bug antes de uma correção no programa.

03. DDoS Attack

Nesse tipo de cibercrime, acontece a sobrecarga das atividades no servidor, fazendo assim com que o sistema fique lento e tornando os acessos indisponíveis. Portanto, esses ataques são uns dos maiores pesadelos para o pleno funcionamento dos sistemas de corporações.

04. Cavalo de Tróia

Fazendo referência ao grande trama da história, esse tipo de ataque só pode acontecer pela “permissão” do usuário, basta que o individuo clique ou abra algum tipo de e-mail, ou download de um local suspeito ou desconhecido.

05. Cryptojacking

Nesse tipo de ataque, os criminosos utilizam do computador da vítima ou qualquer outro dispositivos com acesso a internet para fazer minerações de criptomoedas. Por meio de camuflagens cibernéticas os usuários nem notam a ação dos hackers.

06. Ataques de força bruta

Ataque de força bruta, como é conhecido, é um ataque onde o invasor utiliza de computadores para tentarem diversas combinações de senhas e usuários até conseguirem acesso aos dados da vitima, como senhas, depósitos bancários, transferências e outros.

07. Ransomware

O ransoware é um dos ataques cibernéticos que funcionam como um sequestro, eles conseguem invadir o sistema e bloqueiam o acesso a todos os arquivos do servidor que foi realizado o ataque.
Após essa etapa, só liberam o acesso aos documentos e arquivos após o pagamento do valor de resgate.

08. Port Scanning Attack

No Port Scanning Attack, ele se aproveita da vulnerabilidade de sistemas para realizar buscas no servidor, procurando uma abertura na segurança. Uma vez encontrada, tem acesso a informações e dados para danificar o sistema ou roubar dados.