Após ataque cibernético, Ministério da saúde afirma que todos os dados foram recuperados

Na última sexta-feira (10) o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque cibernético que deixou alguns de seus principais sistemas fora do ar, inclusive o Conect-Sus, onde o cidadão consegue comprovar a vacinação contra o vírus da Covid-19.

O ataque cibernético teria sido um ransomware, onde o hacker ‘sequestra’ os dados do site alvo, seja criptografando, excluindo, etc, e solicita um valor como forma de resgate, geralmente utilizando a tecnologia de bitcoins.

O ataque foi percebido tão logo os usuários entraram no sistema do Sus, onde os hackers deixaram uma mensagem avisando que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”, deixando o endereço eletrônico para o possível resgate. Pela manhã, no entanto, as mensagens haviam sido excluídas mas o sistema continuava fora do ar.

Segundo informado pelo governo federal, alguns outros sistemas do governo foram comprometidos e a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República haviam sido notificados.

Na madrugada seguinte, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria do ataque, onde confirmaram se tratar de um ransomware.

Sistemas internos do Ministério da saúde são suspensos para ‘manutenção preventiva’

Após três dias do ataque cibernético sofrido, o Ministério da Saúde afirmou que seus sistemas internos estão fora do ar para manutenção preventiva.

“O Ministério da Saúde informa que o Datasus realiza manutenção preventiva na rede interna da pasta, nesta segunda-feira (13). Com isso, os sistemas internos ficarão temporariamente indisponíveis”, informou o órgão.

No domingo (12) o órgão informou à imprensa ter finalizado o processo de recuperação dos registros de vacinação contra a Covid-19 que haviam sido excluídos pelos hackers. O Ministro já havia comunicado que havia o backup dos dados logo após confirmado o ataque. A expectativa do Ministério é que até terça-feira (14) os sistemas voltem ao ar.

Alternativas de comprovante de vacinação

Até o momento da publicação dessa matéria, o aplicativo do ConectSUS encontra-se disponível, mas o acesso ao comprovante de vacinação da Covid-19 permanece suspenso.

No lugar do documento de comprovação, uma mensagem no app informa: “Aguarde até 10 dias úteis para que seu registro de vacina apareça no ConecteSUS”.

Para comprovar a vacinação contra a covid-19 sem o ConecteSUS, o cidadão pode levar o comprovante de vacinação físico, entregue no ato da vacinação, para provar que recebeu o imunizante. Também é possível pedir a 2ª via do cartão físico.

Segundo reportagem publicada pelo G1, as prefeituras de Belo Horizonte e no Rio de Janeiro anunciaram que vão aceitar os comprovantes físicos.

Como fica o passaporte vacinal de viajantes no Brasil

 O ataque cibernético ocorreu um dia após o governo federal publicar uma portaria determinando que viajantes comprovem a vacinação para permanência no Brasil.

A nova medida não teve o apoio do presidente da república, Jair Bolsonaro, apesar de atender estritamente às recomendações da Anvisa e OMS, que  determinam que o viajante comprove a vacina, ou permaneça em quarentena de cinco dias, podendo ser estendida até 14 dias.

Ministério da Saúde se manifesta

Em entrevista concedida à Globo News sobre o ataque,  o Ministro da Sáude afirmou que existe o back-up dos dados alvo do grupo hacker e que ‘nenhum dado será perdido’.

“Uma atitude criminosa, né, de um hacker. Está sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e, assim que tiver alguém culpado, será exemplarmente punido”, declarou o Ministro da Saúde, Marrcelo Quiroga.

Confira nota oficial do Ministério da Saúde:

“O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.