Gestão de dados garantindo saúde financeira de negócios

A gestão de dados e informações dos clientes é um assunto que tem sido muito abordado nos últimos tempos, porque é de fundamental importância na manutenção das informações para que não caiam em mãos indevidas, prejudicando a imagem da companhia.

Quando as informações pessoais são acessadas sem a devida autorização do cliente, ele passa a receber uma infinidade de e-mails sobre diversos produtos, até mesmo sobre sementes de capim aruana, por exemplo, sem ao menos ter pesquisado sobre o assunto.

Uma das possibilidades é que este cadastro tenha sido vendido ou fornecido para outras empresas e os consumidores não se dão conta do quanto isso é arriscado. Tampouco as próprias organizações, que abrem campo para serem processadas devido a falta de ética.

Qual é o conceito de gestão de dados?

A gestão de dados é uma forma de administrar tudo o que ocorre dentro do ambiente empresarial, sendo de responsabilidade da equipe de TI interna, em todas as negociações ocorridas nos diversos tipos de negócios, de pequeno, médio ou grande porte.

Desde que a internet passou a ser utilizada, os registros de venda de persiana romana com bandô, por exemplo, passaram a ser mantidos com mais eficiência, sem ficarem à mercê de qualquer colaborador que as possa acessar.

O conteúdo de uma informação pode ser facilmente alterado dentro de um computador, mas é a gestão de dados que garante a confidencialidade de uma infinidade de dados que são advindos da própria internet, quando os consumidores navegam por ela.

Para uma empresa limpa vidros residencial, esses dados não são coletados apenas pela navegação no ambiente online, no entanto, também quando os consumidores deixam algum contato para uma provável tentativa de abordagem no futuro.

O essencial é que a gestão de dados mantenha a seguridade do que acontece dentro de uma organização, para facilitar e potencializar os trabalhos rotineiros dos colaboradores.

A importância da gestão de dados para os negócios

As empresas que mantém os dados seguros, perdem uma excelente oportunidade de captar mais clientes, importante para alavancar as vendas de produtos e serviços. Por isso, esses dados precisam ser preservados da melhor forma possível.

A gestão de dados é fundamental para os negócios de locação piscina de bolas infantil, pois facilita o compartilhamento de informações entre diversos setores, assim como vendas, marketing e a área de compras de variados produtos.

Se a comunicação interna não for facilitada pela gestão de dados, fica praticamente impossível gerir os negócios com mais eficácia, afetando, inclusive, na produção e no alcance de pessoas interessadas, dentro do processo de vendas, por exemplo.

Quando a triagem de dados é feita adequadamente, os clientes consumidores de espelho sob medida para banheiro tendem a aumentar de maneira acentuada, incidindo diretamente na entrada financeira da organização, ampliando as negociações.

A organização que deixa de lado a gestão de dados, não consegue estabelecer um bom relacionamento com os clientes e possíveis consumidores e reduz substancialmente o aumento na taxa de fidelização de clientes. Perdê-los é sinal de prejuízo financeiro.

Benefícios na proteção de dados dos clientes

Ao implementar sistemas na proteção de dados, como os softwares de gestão, a empresa passa a se beneficiar em vários aspectos ressaltados a seguir:

  • A confiança aumenta aos olhos dos clientes;
  • A segurança cibernética é maior (Lei de Proteção de Dados);
  • A coleta de dados inexpressivos pode ser descartada;
  • É mais fácil atender as demandas do mercado;
  • A fidelização de clientes de fresadoras CNC cresce;
  • Os processos de coleta, manipulação e armazenamento ficam padronizados;
  • Os dados coletados são mantidos no anonimato;
  • A parte financeira é afetada de forma significativa;
  • Os negócios se ampliam frente à concorrência.

O vínculo efetuado entre empresa e clientes gera maior confiança e credibilidade nos processos de compras. Os comentários positivos postados nas redes sociais, por exemplo, são alavancas na construção da imagem e idoneidade da organização na internet.

A Lei de Proteção de Dados garante a segurança na transmissão de dados e prevê que eles somente podem ser distribuídos com o consentimento prévio do consumidor.  

Os processos de vendas de produtos higiene pessoal atacado se tornam mais fáceis de serem geridos e a entrada financeira é afetada significativamente, ampliando os negócios frente à concorrência.

Proteger os dados dos clientes por meio de softwares modernos encontrados no mercado, ainda facilita a eliminação de dados que não são expressivos para a organização, porque nem sempre eles refletem realmente o interesse pela compra de algum produto.

Com uma gestão de dados eficiente, os dados dos clientes são mantidos em segurança por muito mais tempo e não ficam vulneráveis a pessoas que não têm consentimento para acessá-los.

A gestão de dados garante as finanças?

A gestão de dados garante o aspecto financeiro dos negócios porque quanto maior for a confidencialidade dos dados, o bom armazenamento e o processo de coleta, mais clientes vão confiar na empresa e isso produz efeito cascata positivo nas vendas de produtos.

Quanto às informações pessoais de uma nutricionista terceira idade, os dados podem ser transmitidos para uma outra clínica, por exemplo, mas é necessário que o profissional autorize que eles sejam repassados. Sem isso, o ato é antiético.

Se os dados particulares, sejam eles da empresa ou de um cliente existente ou de um possível consumidor, não estiverem sob o crivo de aprovação para que sejam compartilhados, a quantidade de clientes diminui e afeta na lucratividade como um todo.

Nutrindo clientes através da gestão de dados 

A gestão de dados cadastrais de clientes pode nutri-lo de forma eficiente e algumas práticas são recomendadas, agregando muito valor para a empresa. Eles podem ser alimentados qualitativamente, tendo como base nos seguintes aspectos apontados:

  • Mantendo a segurança dos números de telefone e endereços;
  • Investindo em sistemas de backups;
  • Treinando os colaboradores para evitar violações na segurança;
  • Coletando informações de forma ética;
  • Enviando pesquisas, nas quais são solicitadas informações pessoais;
  • Criando uma política de privacidade no uso dos dados;
  • Descartando informações desnecessárias que atrapalha a tomada de decisões;
  • Optando pelos dados que realmente são importantes;
  • Investindo em softwares de banco de dados modernos;
  • Reunindo as informações em um único lugar (CRM);
  • Fazendo uma limpeza de e-mails e excluindo contatos desnecessários.

Para esse processo de nutrição, existem ferramentas que são essenciais e que devem ser consideradas, como as planilhas eletrônicas e digitais que facilitam o cadastramento de dados em nuvem e que podem ser acessados de qualquer lugar.

Se a empresa sabe o que ela realmente quer para dar os próximos passos, a dica é manter a ética na coleta de dados, através da criação de uma política de privacidade no uso dos dados, o que confere muito mais confiança aos olhos do consumidor.

Afinal, pode-se dizer que ninguém gosta de ser pego de surpresa em um contato por telefone, por exemplo, sem ter a noção de como esse número chegou às mãos de alguém. Quando isso ocorre, é normal se perguntar como esses dados chegaram até a empresa.

Considerações finais 

Em síntese, como foi visto, a gestão de dados cadastrais dentro de qualquer empresa (pequena, média ou grande) e é um assunto importante que deve ser discutido entre os gestores, para que os dados dos clientes sejam preservados da melhor forma possível.

Não tem como gerar mais confiança entre empresa-consumidor se ele não perceber que as informações pessoais estão sendo transmitidas de forma antiética. Isto, com certeza, vai afetar a idoneidade e imagem da organização, difícil de ser construída ao longo do tempo.

Sendo assim, proteger os dados cadastrais internos, sem dúvidas impacta diretamente no setor financeiro, porque é através deles que as vendas se tornam maiores, o que possibilita mais chances de negociações efetivas no futuro.

A gestão de dados é mais do que uma estratégia, afinal, trata-se de uma forma útil de dar robustez à empresa e fortalece o caminho dela por muito mais tempo no mercado e no segmento em que ela atua.

Além disso, coloca a marca à frente da concorrência, principalmente se a má fé for utilizada apenas para conseguir mais dados de forma errônea, e isso existe muito nos dias de hoje. Afinal, ninguém pode garantir que a empresa não tenha comprado a lista de dados.

É necessário garantir a segurança dos dados cadastrais internos, seja nas vendas de produtos ou nas informações pessoais dos próprios colaboradores ou consumidores.

É um direito que não pode ser violado e a autorização no uso deve ser requerida antecipadamente, pois é algo que está em conformidade com as Leis de Proteção de Dados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.