Afinal, qual é a melhor maneira de proteger os dados?

A segurança de dados é um trabalho muito importante atualmente por conta da dependência de tecnologias digitais e da grande quantidade de informações armazenadas no cotidiano. Organizações e pessoas precisam garantir que os dados armazenados sejam confidenciais, prezar pela integridade e por sua disponibilidade para proteger as informações e evitar problemas.

Os ciberataques são cada vez mais comuns e sofisticados, e a segurança de dados tem um papel muito importante para prevenir violações de privacidade, roubo de dados e até mesmo problemas financeiros. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige que as empresas sigam regulamentações para proteger dados, e caso não sejam cumpridas, podem receber penalidades compatíveis.

A perda de informações sensíveis também pode gerar impactos negativos na reputação da marca e fazer com que perca a confiança dos clientes. Recuperar o que foi perdido nesse contexto é um processo demorado, então o melhor é prevenir. Com base nisso, este artigo vai mostrar quais são os principais riscos na segurança de dados, quais são as medidas mais eficazes, como educar os colaboradores sobre o assunto, como construir uma política de segurança e como avaliar a eficácia das medidas.

Principais riscos na segurança de dados

A segurança de dados apresenta alguns riscos que precisam ser considerados e que se mostram como ameaças para a confidencialidade e integridade das informações armazenadas. Os ciberataques são os mais conhecidos e uma ameaça constante, podendo acontecer de várias formas, como phishingmalware e ransomware. Quando acontecem, exploram vulnerabilidades nos sistemas e causam problemas.

Assim como fazer a manutenção de portão automático garante mais segurança física para a organização, conscientizar os usuários é fundamental para evitar a negligência interna. Colaboradores desinformados ou até mesmo mal-intencionados podem expor informações sensíveis e isso gera violações de segurança.

Além do mais, redes e sistemas são cada vez mais complexos, então é necessário compreendê-los para identificar e se proteger contra ameaças persistentes. Outro risco muito comum são os vazamentos de dados que costumam acontecer quando informações confidenciais são acessadas por pessoas não autorizadas.

Se não houver uma boa medida de segurança e a gestão não se atentar para práticas adequadas em relação ao acesso, a probabilidade de exposição das informações armazenadas é muito grande. Além disso, é necessário manter softwares e sistemas sempre atualizados e implementar patches de segurança para reduzir qualquer risco ou brecha.

Medidas mais eficazes

É essencial adotar medidas de segurança para proteger os dados, e o primeiro passo dentro de uma empresa é conscientizar os usuários e treiná-los para identificar e evitar ataques comuns. Por meio do treinamento, eles também aprendem práticas de segurança sólidas que conseguem reduzir riscos que possam comprometer as informações internas.

Um atelier de cortinas deve adotar firewalls e softwares antivírus atualizados que protegem contra ameaças externas, bem como implementar criptografia para manter a confidencialidade dos dados em trânsito e os que estão armazenados. Outra medida de segurança popular é autenticação de dois fatores que cria uma camada adicional de proteção e dificulta acessos não autorizados mesmo quando credenciais de login são comprometidas.

A companhia precisa de uma gestão adequada de acesso, com permissões mínimas, para reduzir qualquer risco relacionado ao mau uso ou acessos indevidos. Os backups precisam ser regulares e armazenados em locais seguros, pois assim fica mais fácil recuperar dados, caso algum incidente aconteça.

Os sistemas usados dentro da corporação precisam de manutenção e patches de segurança para evitar possíveis situações de risco. Essas medidas formam uma abordagem pró ativa, e juntamente com um monitoramento constante em relação à atividade da rede, ajudam a responder prontamente a qualquer alerta de segurança.

Como educar os funcionários?

É fundamental conscientizar e educar os colaboradores para garantir a segurança das informações. Algumas práticas recomendadas são:

  • Treinamentos regulares;
  • Política de segurança;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Uso de senhas fortes;
  • Atualizações sobre ameaças.

Uma empresa especializada em inclusão caminhão ANTT deve implementar programas regulares de treinamentos sobre segurança de dados para seus colaboradores. Eles vão abordar tópicos como engenharia social, uso de senhas seguras e outras práticas para a segurança na navegação online, e com isso evitar problemas futuros.

É essencial desenvolver e comunicar políticas de segurança de dados que sejam claras e compreensíveis, além de destacar possíveis consequências de violações e a importância da conformidade. O uso da autenticação de dois fatores é necessário para proteger contas e sistemas críticos, devendo explicar para os funcionários de que maneira essa camada adicional de segurança reduz os riscos de acessos não autorizados.

A equipe responsável pela conscientização dos colaboradores deve incentivar o uso de senhas fortes únicas para cada conta, além de orientar sobre a importância de não compartilhar essas senhas e mantê-las sempre atualizadas. Um fabricante de reforço estrutural para laje também precisa manter os funcionários informados sobre ameaças de segurança recentes e as táticas que os cibercriminosos podem usar.

Outras ações interessantes é simular phishing, expondo os colaboradores a situações realistas, bem como fornecer feedback construtivo e dicas para identificar e evitar essas ameaças.

Elementos da política de segurança

A política de segurança de dados é indispensável para estabelecer as diretrizes que vão proteger as informações sensíveis dentro da empresa. É formada por alguns elementos que ajudam a criar um ambiente seguro e consciente.

A primeira coisa é definir quais são as responsabilidades dos funcionários em relação à segurança de dados, visto que é necessário esclarecer quem serão os responsáveis pelas tarefas necessárias.

Elas são distribuídas desde os profissionais de administração até os usuários finais, portanto, a distribuição deve ser bem elaborada e todos devem saber claramente quais são suas responsabilidades.

Um fabricante de aquecedor cumulus CML 22 plus precisa elaborar uma gestão de acesso, e dessa forma detalhar de que maneira os privilégios de acesso aos sistemas e dados vão acontecer, mas isso precisa ser revisado e revogado.

Deve-se conceder o mínimo de acesso necessário para que o colaborador desempenhe suas funções.

Mas além do acesso mínimo, é primordial que todos elaborem senhas fortes, seguindo alguns requisitos, assim como alterações regulares. Com a autenticação de dois fatores, a segurança do acesso é reforçada. A política de segurança também precisa tratar sobre a classificação e o manuseio de informações sensíveis, de modo a definir como as informações serão categorizadas e de que maneira essas categorias serão tratadas.

Isso envolve medidas para proteger dados confidenciais durante o armazenamento, processamento e transmissão de informações importantes e que não podem ser acessadas por qualquer indivíduo.

Uma empresa especializada em projeto ar condicionado apartamento deve incluir nesse documento as diretrizes para treinamentos regulares e programas educacionais que vão ajudar os funcionários a reconhecerem e evitarem ameaças de segurança. Ademais, é essencial estabelecer procedimentos para monitoramento e resposta a incidentes, com base em protocolos claros que vão detectar, relatar e lidar com violações de segurança, para uma resposta cada vez mais rápida e eficaz.

Como avaliar as medidas de segurança?

Existem várias maneiras que as empresas podem adotar para avaliar a eficácia das medidas de segurança de dados. Exemplo disso são as auditorias periódicas que revisam e avaliam a implementação das políticas. São feitas por meio de análise de práticas, procedimentos e conformidade com as normas de segurança.

Outra opção são os testes que identificam vulnerabilidades em sistemas e redes, podendo simular ataques cibernéticos reais para avaliar o quanto os sistemas são resistentes. Um estabelecimento de venda e instalação de telas de proteção pode implementar um sistema de monitoramento de atividades para rastrear padrões incomuns ou atividades suspeitas.

O monitoramento em tempo real é muito interessante porque ajuda a identificar potenciais ameaças antes que possam causar danos significativos. É sempre bom simular incidentes para analisar a prontidão da equipe de resposta, e a partir disso aprimorar qualquer procedimento que não esteja respondendo bem aos casos de violação de segurança simulados.

A empresa pode realizar testes e avaliações periódicas para medir a conscientização dos colaboradores, e a partir disso identificar áreas que precisam de mais treinamento e educação. Um fabricante de anel de vedação industrial deve manter as medidas de segurança atualizadas com as últimas ameaças e vulnerabilidades, por meio de atualizações de software, revisões da política de segurança, entre outras práticas.

Qualquer incidente que venha a ocorrer precisa ser analisado posteriormente, pois também ajudam a identificar pontos de melhoria e a reforçar as defesas no futuro.

Considerações finais

O mundo está cada vez mais interconectado e digital, e isso exige atenção em relação à segurança de dados para proteger informações sensíveis contra diferentes tipos de ameaça. Cabe às organizações implementar medidas robustas, treinar seus funcionários regularmente e fazer avaliações que vão garantir uma política resiliente.

Conscientizar a equipe e fazer adaptações de acordo com as mudanças são algumas das ações fundamentais para que os dados sejam protegidos e estejam sempre disponíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.