LGPD e-mail marketing: como fazer campanhas de forma correta

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem chamado a atenção de empresas dos mais diversos setores. Isso não é exceção no ambiente publicitário, por exemplo, profissionais da área são céticos sobre como deve ser o disparo de e-mail marketing.

A LGPD não proíbe essa prática, mas é preciso seguir algumas recomendações, como pedir consentimento aos usuários antes de enviar e-mails.

Em geral, a LGPD concede ao cidadão o controle sobre suas informações e dados pessoais. Essas informações normalmente são:

  • Nome;
  • Telefone;
  • Endereço físico;
  • Endereço de e-mail.

Entre muitos outros dados sensíveis dos usuários. Portanto, assim como um laudo pericial cautelar tem informações que devem ser guardadas por serem sigilosas, as empresas precisam tomar o mesmo cuidado ao pedir para os usuários compartilharem tais dados.

Hoje, as pessoas realmente possuem seus dados e só podem compartilhá-los com aqueles que escolherem. As companhias que descumprirem essa regra serão penalizadas em 2% do faturamento anual.

No entanto, para compreender mais a fundo como a LGPD impacta nas estratégias de e-mail marketing, alguns pontos devem ser tratados. Existem benefícios que essa lei traz para as empresas e eles poderão ser vistos a seguir.

Como a LGPD impacta no e-mail marketing?

A principal alteração do e-mail marketing que a LGPD implementou é a alteração do consentimento das pessoas em receber tais mensagens.

Algumas empresas comprariam listas de e-mail prontas que seriam direcionadas a dados demográficos específicos, como membros de uma corporação. Foi aí que a lei interferiu bem mais.

Sendo assim, as empresas que vendem tinta para piso com alto brilho, por exemplo, utilizam o e-mail marketing para notificar os consumidores sobre promoções, dicas e outras informações que podem julgar relevantes.

Porém, com o avanço das novas regras, empresas que utilizam essa estratégia de marketing devem ficar mais atentas para não terem problemas legais.

Afinal, se alguém que não consentiu em receber e-mails de marketing receber uma mensagem e optar por denunciá-lo, ele tem todo o direito de fazê-lo. Ela está em seu direito e a empresa sofrerá consequências por violar a lei.

Uma alternativa a isso é sempre deixar claro em todas as páginas e locais que for requisitado o e-mail do usuário, assim como é feito por uma empresa de serviço de guarda de segurança, onde deixa claro a todo momento o porquê as informações são coletadas.

Como adequar estratégias de marketing à LGPD?

Essencialmente, para adequar os métodos de disparo de e-mail marketing à LGPD, as empresas devem ter a permissão explícita dos destinatários para enviar mensagens.

Assim, o primeiro passo é separar os contatos que aderiram daqueles que nunca consentiram em fazer parte da lista.

Nesse caso, é possível fazer como um negócio especializado em pintura de equipamentos industriais e enviar um e-mail solicitando permissão dessas pessoas para receber mensagens. Um formulário simples é suficiente e a empresa não terá problemas.

Os indivíduos que se recusarem a participar devem ser automaticamente excluídos da lista. Caso contrário, a organização estará infringindo a nova lei e terá que arcar com as consequências.

Quais os benefícios da LGPD?

No entanto, possui desvantagens que superam os benefícios, a LGPD trará benefícios ao marketing. Isso porque os planos estão voltados para pessoas que se dedicam à empresa.

Um contato aleatório, que nunca manifestou interesse no produto que a empresa comercializa, não terá um efeito positivo. Por outro lado, o negócio está apenas enviando spam para esse indivíduo enviando mensagens para ele.

Com isso, o e-mail marketing sofrerá alterações com a implantação da LGPD, mas isso não deve ser considerado negativo, pois a empresa terá vantagens em decorrência disso.

Esses benefícios têm impacto principalmente na segurança do usuário e empresa, já que por exemplo, uma empresa que desenvolve um plano de controle ambiental posto de combustivel, deverá manter todos os dados organizados e seguros.

Isso porque não só os usuários têm a perder em caso de um vazamento de dados. As empresas precisam investir em métodos de deixar as informações internas e externas bem guardadas.

Porém, de modo geral, as campanhas de e-mail marketing continuarão a surtir bons efeitos mesmo com as adequações para não infringir a lei. Caso uma empresa ainda não invista em campanhas de e-mail marketing, algumas vantagens a seguir podem ajudar nisso.

Motivos para investir no e-mail marketing

O e-mail é o principal meio de comunicação na internet. Todo usuário deve ter um e-mail para criar um nome de usuário, receber senhas, participar de concursos, cadastrar-se em estabelecimentos comerciais, entre outras utilizadas.

Por causa disso, as empresas devem investir em campanhas de e-mail marketing para garantir um contato constante com os clientes, além disso, se torna uma ótima forma de integrar outras campanhas de marketing. Alguns outros benefícios são:

1. Maior alcance

Apesar do estigma, o e-mail é a atividade mais comum na internet. O potencial disso deve ser totalmente utilizado sempre que possível.

Ao cultivar uma rede pessoal ao longo do tempo, uma empresa que trabalha com impermeabilização fachada predio tem a capacidade de interagir com um grande número de pessoas a um baixo custo.

2. Segmentação mais precisa

Existe o potencial de grande alcance, ao criar a própria lista de e-mails, a corporação tem a possibilidade de separar os leads com base em diversas informações, como interesse, localização, produto ou serviço consumido e ticket médio.

Também é possível utilizar qualquer outra informação que seja associada a um e-mail específico. Quanto mais diversificado for o público, mais eficaz será a comunicação.

3. Possibilidade de automação

Uma estratégia de automação é altamente benéfica para a produtividade. Usar automação de marketing é o método de enviar o e-mail apropriado, para o destinatário apropriado, no momento apropriado.

Uma loja de churrasqueira de parede inox pode automatizar ações com base nas ações anteriores do lead, por exemplo, ter baixado um documento específico ou ter respondido a uma mensagem importante em uma página anterior.

As automações também podem ser baseadas nas ações realizadas no próprio e-mail, por exemplo, simplesmente abrir a mensagem ou clicar em um link específico.

Combinando esses fatores com a personalização de e-mails e segmentação de leads, a automação tem um papel significativo no engajamento com o público.

Promoção Londres25

Como fazer um disparo de e-mail seguro?

Inicialmente, as empresas devem rever alguns pontos. Antes de criar uma estratégia de e-mail marketing, primeiro é preciso determinar os métodos de aquisição. Depois, deve-se considerar como será feito para gerar leads para a empresa por e-mail.

Após isso, alguns passos podem ajudar a fazer um disparo de e-mail bem mais seguro e que não infrinjam nenhuma lei referente a proteção de dados. Os principais são pontos são:

Escolher um bom ESP (E-mail Service Provider)

Depois de criar uma lista de e-mail, uma fabricante de transformador máquina de solda deve preparar o terreno para estruturar as campanhas de e-mail marketing.

Para isso, é extremamente importante que a empresa escolha uma boa ferramenta de disparo de e-mail, os chamados ESP (E-mail Service Provider) ou provedor de serviço de e-mail em português.

Eles facilitam muito a forma de trabalhar as campanhas de e-mail, possibilitando que as organizações ganhem mais produtividade nessa ação de marketing.

Escolher o nome de remetente

Por causa da humanização de marcas, é recomendado que as empresas abandonem o antigo formato de e-mail e passem a usar o próprio nome do dono ou responsável pela prospecção.

Esse formato possibilita que a marca se conecte com seu público e tenha uma taxa de cliques e abertura de e-mails bem mais positiva. Essa tendência foca principalmente na empatia dos usuários e pode realmente virar o jogo no e-mail marketing.

Estabelecer um primeiro contato

Com as melhores práticas de e-mail marketing em vigor e seus internos em ordem, é hora de construir um calendário para otimizar seu relacionamento com o público.

Ao enviar e-mails, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, ou seja, não pode enviar muitos e-mails e não pode enviar poucos e-mails.

Considerações finais

Como foi citado ao longo do artigo, o disparo de emails ainda é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas por conta de sua extrema eficiência ao possibilitar que as organizações segmentem, personalizem e se conectem com seus consumidores.

Toda essa flexibilidade torna as campanhas de e-mail marketing muito poderosas para pequenos, médios e grandes negócios conseguirem disseminar campanhas que ajudem desde a captação de leads, até mesmo ajudar no processo de fidelização de clientes.

No entanto, é preciso que os responsáveis pelas campanhas façam a captação de dados dos usuários para não infringir nenhuma lei estabelecida pela LGPD.

Se tudo for feito corretamente, as empresas poderão continuar investindo em e-mail marketing e colher resultados positivos tranquilamente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.