Entenda as conseguências de um vazamento de dados para uma empresa

Compartilhe esse conteúdo

Uma única falha em um processo de segurança pode ser a brecha que cibercriminosos estavam esperando para vazar dados confidenciais de uma pessoa ou negócio.

Muitas informações valiosas estão a todo momento circulando pela internet, sejam elas de pessoas fornecendo dados para sites ou de empresas trabalhando em processo online.

Com isso, um enorme perigo se torna presente na vida de todos, o que pode comprometer as atividades de uma companhia de aluguel de criofrequencia.

Se acontecer o vazamento dos dados dos clientes, por exemplo, a sua credibilidade pode ser destruída e nunca mais recuperada, além de ter que pagar multas altíssimas.

Por isso, é essencial conhecer as consequências do vazamento de dados e o que fazer para evitar ao máximo que isso aconteça.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, este artigo falará sobre a importância de assegurar os dados de uma empresa.

Além disso, mostrará por que é necessário priorizar a proteção dos dados e, por fim, listará os tipos de prejuízos que o vazamento de dados pode causar a uma empresa.

Importância de assegurar os dados de uma empresa

Manter certas informações seguras é essencial para que uma corporação com franquias de baixo custo alimentação possa afastar ameaças perigosas.

E as tecnologias usadas nos processos na rotina dos negócios nos dias de hoje podem ser muito úteis, mas se não usadas com cautela podem atrapalhar nessa segurança.

Seja em ambientes virtuais ou até mesmo em ambientes físicos, é importante que os dados sejam sempre protegidos para que as empresas alcancem suas metas sem nenhum problema.

Dentre os riscos que podem surgir com uma segurança falha nos processos de um negócio estão:

  • Phishing;
  • Fraude interna;
  • Ataques;
  • Infecção por malware.

O phishing se enquadra nos golpes eletrônicos onde uma pessoa com más intenções finge ter uma empresa grande ou ser uma pessoa importante.

Através das mensagens instantâneas, essa pessoa envia um comunicado que se parece muito com um comunicado oficial por SMS ou até mesmo e-mail.

A pessoa faz esse processo para roubar informações e dados pessoais bancários da vítima com o intuito de ter acesso a senhas de bancos e mais.

Já a fraude interna ocorre quando os próprios colaboradores da empresa se aproveitam de suas posições para passar por cima dos sistemas e roubar dados.

Os funcionários roubam informações e as vendem para terceiros, muitas delas sendo exclusivas da empresa que faz perfil para teto drywall, por exemplo.

Com o uso de smartphones da corporação, este tipo de problema pode aumentar muito, pois é um aparelho que todos podem ter acesso e que pode conter dados sigilosos.

Os ataques cibernéticos são os mais conhecidos, pois eles acontecem nas áreas vulneráveis e são muito bem planejados para que nada saia do controle.

Os chamados “hackers” estudam por muito tempo a empresa ou pessoa, seu modo de agir e ficam de olho em qualquer brecha que surja.

Quando essa brecha aparece eles buscam fatores que possam expor a organização e as falhas dos sistemas para roubar dados importantes.

Por último, as infecções por malware ocorrem quando um sistema ou uma boa parte dele é refeito com um código colocado com más intenções.

Esse detalhe que parece pequeno e passa despercebido por muitas pessoas pode causar um enorme prejuízo em sistemas ou equipamentos.

Ou seja, o sistema inteiro de um negócio pode acabar sendo invadido e prejudicado por invasores ou até mesmo ser totalmente destruído com vírus.

Por que é preciso priorizar a proteção de dados?

A proteção de dados deve ser uma prioridade da empresa que vende móveis para banheiro planejado apartamento porque ela pode ter vários prejuízos do contrário.

Para começo de conversa, estaria descumprindo uma importante lei que leva o nome de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Além de levar muitas, as operações de um negócio podem até ser encerradas caso a lei não seja seguida, prejudicando todo o andamento do negócio.

Por isso, um dos pontos mais importantes de se manter os dados seguros é cumprir o que manda a lei para que os dados da empresa sejam protegidos, principalmente os dados dos clientes.

O vazamento desses dados pode causar muitos problemas para a empresa também por parte dos clientes, que perderão a confiança na marca.

Prejuízos que o vazamento de dados pode causar

Mesmo que alguns já tenham sido citados no decorrer do texto, é importante conhecer um pouco mais, a seguir, sobre os prejuízos que um vazamento de dados pode causar para um negócio.

1. Grandes perdas financeiras

O prejuízo mais perceptível e um dos maiores decorrentes de um ataque e vazamento de dados é a grande perda financeira que a organização sofre.

De início já é possível notar que medidas de proteção dos dados podem custar um pouco mais do que o esperado, levando a um gasto que a marca não esperanca.

Um vazamento pode também levar a ações de fraude que levem a compras de pessoas que tiveram seus cartões clonados, prejudicando a empresa.

Se um criminoso usa a conta de um cliente e faz compras com o seu cadastro, por exemplo, isso se intitula uma fraude grave.

Com isso, o negócio terá que lidar com o prejuízo de ter enviado um item cujo pagamento pode ser estornado a qualquer momento.

2. Vazar os dados estratégicos do negócio 

A maioria das empresas, como uma que aluga espaços para lojas de zona cerealista aberta hoje e todos os dias, trabalha com dados internos que são estratégicos e sigilosos.

Ao planejar um novo produto ou serviço, as questões sigilosas sobre ele são mantidas em segredo entre as pessoas que estão envolvidas no seu desenvolvimento.

Somente essas pessoas podem acessar os conteúdos, evitando que a concorrência encontre esses conteúdos e divulgue algo parecido.

Se a ideia é compartilhada, o negócio perde o destaque que esperava ter no mercado por mostrar algo diferente dos seus concorrentes.

Sendo assim, se uma informação é vazada várias outras empresas do mesmo segmento podem usá-la e age melhorá-la para ter mais sucesso que o negócio que teve a ideia.

Para tanto, as informações devem seguir sigilosas para não vazarem e se tornarem munição para que outras marcas saiam na frente e tenham melhores resultados no mercado.

3. Perder a confiança gerada ao cliente

Com a era da informação a todo vapor, os clientes de uma empresa que aluga sala planejada grande estão cada dia mais atentos à importância de sua privacidade.

Eles não querem que seus dados sejam expostos, mesmo que não sejam em relação a dados financeiros eles se preocupam com eles.

Se o vazamento das informações acontecer, mesmo que seus dados não estejam nesse meio, o cliente terá medo de suas informações serem pegas.

Isso pode acabar levando ele a parar de fazer negócio com a empresa e vários outros clientes podem optar por fazer o mesmo.

Com a empresa perdendo cada dia mais clientes, suas vendas vão diminuir e o negócio corre um sério risco de fechar por perder sua credibilidade no mercado em que atua.

4. Manchar a imagem da organização 

Quando uma empresa passa por uma situação de vazamento de dados os clientes normalmente perdem sua confiança nela e começam a vê-la como irresponsável.

A imagem de uma marca descuidada no mercado só cresce e muitos problemas vão acabar surgindo por esse erro de segurança.

Dependendo do tipo de invasão, o dano pode ser simples e a empresa que vende lombo defumado artesanal pode se recuperar em pouco tempo, ou pode nunca se recuperar.

5. Interrupções dos processos da empresa

Quando o vazamento de dados ocorre, é normal que as operações da empresa sejam paralisadas até que a situação se estabilize.

Isso porque os danos devem ser medidos e o ponto de vulnerabilidade do negócio deve ser procurado para que medidas de proteção sejam reforçadas ou alteradas mais rigorosamente.

Vai depender muito da situação, mas a paralisação pode ser algo rápido e não tirar mais do que poucos minutos da operação ou demorar horas.

Mas até mesmo poucos minutos com o negócio parado, podem significar um grande prejuízo já que nada está sendo produzido nesse tempo.

Considerações finais

O vazamento de dados em uma empresa que fabrica porta pallet Curitiba, ou qualquer outro produto, deve ser evitado o máximo possível, por isso os processos de segurança devem ser sempre atualizados e aprimorados.

Caso esse vazamento aconteça, o negócio pode sofrer graves consequências que incluem a perda de clientes e da imagem de referência no mercado em que atua.

Quando o público perde a confiança em uma marca, o seu número de vendas cai, o que resulta na perda de dinheiro e em várias outras desvantagens para a organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Compartilhe esse conteúdo