O que esperar de uma empresa de Consultoria Empresarial?

Os mais diferentes profissionais podem oferecer um serviço de consultoria empresarial, desde que possam analisar e oferecer soluções para problemas específicos e complexos dentro de uma organização.

Esse apuro profissional se torna um serviço valioso para os mais diversos setores produtivos, tudo porque a consultoria empresarial pode oferecer uma perspectiva imparcial e externa sobre problemas, dedicando total atenção para apresentar uma resolução adequada. 

As mais diversas empresas, de pequeno a grande porte, estão inseridas em um mundo de negócios competitivo, e muitas procuram formas criativas para crescer e aumentar a participação no mercado, como uma empresa administradora de condomínio.

O profissional que trabalha com consultoria empresarial pode apresentar caminhos de assessoria trabalhista para que organizações possam expandir as operações, explorar nichos de mercado, e até mesmo cooperar no lançamento de novos produtos e serviços.

A ideia principal, afinal, a partir de uma consultoria empresarial, é ajudar executivos e gestores a tomarem decisões estratégicas que possam impactar toda uma empresa, de forma direta. 

Promoção Club Med – Hurb

Como definir a consultoria empresarial?

Em uma definição abrangente, os profissionais que trabalham com consultoria empresarial são contratados por organizações para resolver problemas específicos de negócios, ou então para tornar uma empresa mais eficiente. 

Entre muitos funcionários, a consultoria empresarial é vista como um trabalho redundante. No entanto, quem tem uma visão externa pode oferecer conselhos sobre diferentes problemas enfrentados pelas empresas, seja de móveis planejados de alto padrão, escola de aula de hidroginástica ou uma fábrica.

Dessa forma, há alguns passos a serem seguidos por quem trabalha com uma consultoria empresarial, como:

  • Análise de dados;
  • Direcionar recomendações e práticas;
  • Entrevistar funcionários;
  • Identificação de problemas;
  • Oferecer suporte contínuo; 
  • Pesquisar os negócios corporativos.

Com diferentes problemas enfrentados por organizações, alguns pontos podem ter como origem a expansão ou redução de mercado, mudança de foco, enfrentamento da modernização tecnológica e digital, ou apenas subir um patamar no caminho do crescimento.

Quem contrata uma consultoria empresarial, no entanto, espera resultados satisfatórios, mesmo que seja para indicar o conserto de portão de alambrado ou a compra de novos equipamentos. 

Outra perspectiva para resolução de problemas

O trabalho da consultoria empresarial envolve abordagens estratégicas para soluções de problemas. 

Ao explorar diferentes ângulos de uma dificuldade encontrada por uma empresa, seja em um determinado setor, ou em toda a organização, a consultoria empresarial pode apresentar ajustes úteis e que devem ser colocados em prática pela organização.

De acordo caso a caso, há 5 etapas que devem ser abordadas ao encontrar um problemas nos negócios. 

  1. Definição de problema

Encontrar e definir um problema organizacional é a primeira parte de toda a solução que uma consultoria empresarial pode proporcionar. 

De qualquer maneira, é preciso enfrentar os problemas identificados de maneira específica, para que se possa seguir com a melhor abordagem para a resolução final. 

À medida que um gestor ou executivo de uma empresa de transporte de medicamentos explica os desafios que enfrenta, ele pode apresentar informações mistas ou uma percepção tendenciosa. 

O cuidado de quem presta a consultoria empresarial está quando um cliente apresenta o problema de maneira tendenciosa. 

Executivos e gestores podem misturar questões ambivalentes, ou esperar que estratégias anteriores funcionem em um novo cenário mercadológico. 

O papel da consultoria empresarial está em filtrar todas as informações apresentadas pela empresa, como um todo, para que possa identificar os desafios enfrentados de maneira específica. 

Tendo o escopo do problema definido de forma clara, é possível começar a estruturar a abordagem a ser adotada.

  1. Decisão sobre métodos e abordagens

Para cada empresa com características próprias, a consultoria empresarial precisa apresentar métodos e abordagens específicas para sanar qualquer tipo de problema de uma organização .

Durante esta segunda etapa, é preciso aprofundar no problema apresentado por gestores, executivos, e também por funcionários, parceiros comerciais de ambulância para eventos e fornecedores.

Em determinados casos, até mesmo entender os anseios e desejos do cliente final.

A compreensão em profundidade sobre o negócio, e todos os problemas apresentados, a consultoria empresarial pode decidir qual o melhor método para seguir, e quais as abordagens devem ser empregadas nas etapas seguintes. 

  1. Coleta e análise de dados

Para cada empresa, um problema e uma solução devem ser concomitantes, afinal, sem uma resposta satisfatória, de nada adianta uma consultoria empresarial. 

A implementação de soluções orientadas a partir de dados é um caminho a se seguir. 

Dessa forma, em vez de fornecer respostas gerais sobre problemas apresentados, os consultores reúnem os dados, fazem uma análise pragmática e baseiam as soluções com argumentos vindos da própria empresa. 

Uma abordagem orientada por dados pode ser uma forma de encarar um problema de maneira objetiva e eficaz, como forma de propor soluções de fácil compreensão para quem necessita da consultoria empresarial. 

  1. Apresentação de soluções e recomendações

Para quem trabalha com consultoria empresarial, a etapa mais complicada talvez seja essa, em que é preciso entregar os trabalhos para os quais um profissional, ou mais, foi contratado. 

Nesse ponto, são propostas soluções para os problemas apresentados, tendo como parte importante apresentar recomendações que sejam fáceis de entender e de se implementar, como um projeto de arquitetura de interiores na administração empresarial. 

Caso as soluções apresentadas não façam sentido para os clientes, elas podem ser inúteis, de uma forma geral. 

Sendo assim, o profissional responsável pela consultoria empresarial deve reservar um tempo para repartir todas as recomendações em partes que podem ser compreendidas.

Com isso, as soluções apresentadas devem ser adaptadas dentro das conformidades e necessidades da organização, envolvendo executivos, gestores, funcionários e o que mais estiver relacionado aos problemas apontados desde o princípio. 

  1. Acompanhamento de solução e sucesso nos negócios

A partir do momento que as recomendações foram propostas para a empresa, é preciso determinar, caso a caso, se as soluções funcionam na prática, e se o resultado é satisfatório para todos os envolvidos. 

Pode haver critérios específicos em cada problema apontado, conforme a coleta e a análise de dados, assim como as recomendações indicadas para a resolução dos problemas. 

A avaliação pode ter pontos como o rastreamento de vendas, o cálculo de lucro, os custos operacionais e a expansão como empresa e aquisições de novas máquinas, contratação de funcionários ou formalização de parcerias comerciais.

O ponto final pode ser a capacidade em quantificar e qualificar o sucesso sobre as recomendações e soluções apresentadas, e como isso interfere na rotina indicada para uma plataforma elevatória preço proposto pela consultoria empresarial.

Qual a necessidade de uma consultoria empresarial?

Realmente, em determinados casos, a contratação de uma consultoria empresarial pode ser percebida como redundante. 

Muitas pessoas se perguntam, do alto escalão executivo, passando por funcionários e parcerias externas, qual a necessidade de tomadores de decisão terceirizados para ajudar em operações internas, mesmo que elas funcionem de maneira adequada.

A resposta para a pergunta inicial está na necessidade de empresas que perceberam, há muito tempo, que uma estratégia de tomada de decisão vista de fora apresenta insights valiosos para aqueles que vivem a realidade no dia a dia. 

Outro fator que merece destaque é que a consultoria empresarial não assume, por completo, a tomada de decisão final, que podem provocar mudanças profundas na administração de uma empresa, ou no ajuste em setores específicos. 

Tomada de decisões envolve terceiros

De uma forma abrangente, a consultoria fornece dados adicionais para todo o processo que envolve a tomada de decisões. 

Profissionais terceirizados ajudam diversas organizações a enfrentar desafios específicos, pontuais, que ocorrem em um momento único e exclusivo, por diversos fatores e características, seja internamente, ou pelo cenário externo. 

Pelo fato de que muitos executivos ficam presos a operações rotineiras, a consultoria empresarial pode abordar estratégias diferenciadas para resolver problemas que surgem com o passar dos anos. 

A consultoria empresarial tende a apresentar um senso comum aos negócios que, em muitos casos, se apresentam como complexos. Mas visto por um prisma externo, a resolução pode ser alugar sala comercial, para  serviços de contabilidade preços discutidos na contratação. 

A coleta de dados sobre operações diárias ajuda a detectar o que os números dizem, tornando a presença da consultoria empresarial muito mais valiosa para os clientes. 

Dependendo das características de uma empresa, do próprio conselho executivo, gestores e funcionários, a atuação pode ocorrer abaixo do ideal, mesmo que se saiba o potencial que tem para crescer, mas não tem ideia de como iniciar esse processo latente. 

Dentro de processos legais e devidamente aplicados, a consultoria empresarial revela diversas deficiências, que são acompanhadas de solução que podem melhorar o posicionamento de uma marca

O mais importante é revelar as deficiências e propor soluções para melhorias. Esta é uma razão pela qual os clientes valorizam os serviços de uma consultoria empresarial. 

Conclusão

Por fim, os profissionais que atuam com consultoria empresarial passam a avaliar problemas enfrentados pelos clientes, ajudam a desenvolver planos de ação e estratégias que melhoram o aspecto organizacional, dentro de todo um organograma funcional.

A elaboração de uma estratégia de crescimento eficaz ajuda a alinhar as metas de curto e longo prazo da empresa, fornecendo um roteiro para processos eficientes e aumento de lucros.

De maneira definitiva, a consultoria empresarial pode fornecer uma perspectiva rigorosa e objetiva, permitindo identificar áreas de melhoria potencial dentro de um negócio, elevar o valor no mercado, atender a demanda de clientes e se tornar uma referência como organização.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.