Pesquisa da Akamai 2022 revela comportamento dos cibercriminosos

A Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança, divulgou recentemente uma pesquisa que revela o comportamento dos cibercriminosos, bem como, as técnicas de ataque mais utilizadas.

Saiba mais sobre a Akamai

Antes de tudo, a Akamai Technologies é uma empresa de nuvem e cibersegurança, que oferta os serviços de armazenamento de imagens e vídeos em nuvem para a estrutura interna de sites de grande porte.

Entre os seus principais clientes destacam-se o Facebook, Twitter, Yahoo!, Netflix. A Akamai Technologies possui uma das plataformas de computação mais distribuída do mundo, da nuvem à edge, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e a execução de aplicações para as empresas.

Além disso, busca manter as experiências mais próximas dos usuários e as ameaças mais distantes.

Pesquisa da Akamai 2022

A Pesquisa da Akamai foi realizada durante o primeiro trimestre de 2022, por meio da análise de 7 trilhões de pontos de dados em suas múltiplas plataformas. O resultado da pesquisa foi assustador: 1 em cada 10 dispositivos monitorados se comunicaram com domínios associados à ciberataques.

Sim, é isso mesmo que você leu! 1 em cada 10 dispositivos monitorados se comunicaram com domínios associados a malware, ransomware, phishing ou servidores C2.

Além disso, a Pesquisa da Akamai identificou as técnicas de ataque mais utilizadas. De maneira detalhada, a análise atualizada das tendências de ataque de ransomware destaca os riscos e sugere mitigação.

Além disso, a análise das tendências de ataque de aplicativos Web e API oferece uma nova visão dos vetores de infecção usados ​​por operadores de ransomware e outros.

Ainda, a análise do DNS complementa os relatórios com uma visão geral dos ataques analisados ​​por meio de uma das tecnologias mais fundamentais da Internet.

Outros dados assustadores: 63% dos dispositivos se comunicaram com domínios de malware ou ransomware; 31% se comunicaram com domínios de phishing e 4% se comunicaram com domínios C2.

Portanto, a pesquisa acentua a importância de cada vez mais proteger dos ataques aos servidores DNS. Mas você deve estar se perguntando: como fazer isso?

Um dos principais pontos citados pelos especialistas diz respeito a possibilidade de ter mais de provedor de serviços DNS. Outro ponto essencial é monitorar em tempo real as comunicações DNS. Com isso, é possível identificar e solucionar rapidamente os ataques dos cibercriminosos.

Para mais notícias e informações sobre o tema continue acessando o nosso site.