Em meio a tensões com a Rússia, governo ucraniano é alvo de severo ataque cibernético

O governo ucraniano sofreu um grave ataque cibernético na madrugada de ontem (14), deixando  mais de 70 de seus  principais sites institucionais fora do ar.  O ataque acontece em meio a uma grave tensão politica entre o país e a Rússia, e diplomatas afirmam preocupação do incidente iniciar ofensivas no território Leste Europeu.

Mais de 70 sites do governo ucraniano são atingidos

O ataque foi percebido na madrugada da última sexta-feira (14) onde alguns sites oficiais do governo se encontravam fora do ar enquanto outros, mostravam frases dos supostos hackers. As mensagens foram publicadas em russo, ucraniano e polonês, e afirmavam que os dados pessoais dos cidadãos e oficiais do governo foram destruídos ou tornados públicos. Em outras páginas, ameaças afirmavam que os cidadãos deveriam “ter medo e esperar o pior”.

A extensão do ataque é expressiva: até o momento foram confirmados, pelo menos, 70 sites oficiais comprometidos pelo incidente.

Entre os principais sites do governo fora do ar, segundo informado por Kiev, estão os portais do Ministério da educação, Ciência, Relações Exteriores, Segurança e Defesa, Emergências e Política Agrária.

Até o momento da publicação deste artigo a informação é que alguns dos sites oficiais já foram retomados. Além disso, o governo afirma que nenhum dado pessoal sensível foi vazado.

“Os nossos especialistas já estão trabalhando para retomar o funcionamento dos sistemas informáticos e a polícia especializada já abriu uma investigação”, informou em nota o Ministério das Relações Exteriores.

Entenda a tensão política com a Rússia e o ataque cibernético

O ataque hacker aconteceu em meio a severas discussões políticas envolvendo Rússia, Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e demais países europeus envolvidos na questão da crise da fronteira ucraniana.

Desde a Idade Média até o fim da União Soviética, em 1991, a Ucrânia fazia parte do território russo, motivo pelo qual Vladimir Putin ainda se refere aos 2 países como “um só povo”. As décadas separadas fizeram, contudo, com que ambos os povos desenvolvessem culturas e idiomas distintos, apesar das similaridades.

Atualmente a disputa do território envolve discussões complexas com tratados internacionais em vigor, mas sendo descumpridos. Enquanto os ocidentais afirmam que Moscou tenta invadir o território ucraniano com forças militares nas fronteiras,  os russos afirmam que estão apenas protegendo o território.

O ataque hacker aos endereços eletrônicos oficiais da Ucrânia em meio às tensões políticas levantou sérias suspeitas de que a vizinha Rússia tenha parte em sua autoria. Diplomatas afirmaram na tarde de ontem (14) que este pode ser o início das agressões no Leste Europeu se a Ucrânia entender o incidente cibernético como uma ofensiva.

fonte: https://www.nytimes.com/2022/01/14/world/europe/hackers-ukraine-government-sites.html